19, out, 2019

A mulher no mundo dos negócios – utilizando seus trunfos

A(Cássia Portugal)

“… Meu voo é leve e sei onde vou chegar;

Meu coração é grande, as vezes grita, as vezes quer sangrar;

Meu nome é fêmea, sou pé na areia e alma nas nuvens,

Vejo o infinito e sonho com imagens, viagens, “aliens”…

Transformo tudo em vida e paisagens!…” (Cassia Portugal – “Meu voo”)

Por mais que pareça distante o tempo das avós que queimavam suas barrigas em fogões de lenha e ferros de brasa, nós mulheres ainda temos sido criadas pra fazer mil coisas ao mesmo tempo: cuidar da casa, da família, do trabalho, criar, ter ideias, aprender coisas como fazer comida, ouvir, ser colo, etc… E lutar bem no centro de um sistema que ainda é um tanto machista.

As vezes fico impressionada com certas atitudes que eu mesma ou outras amigas tomamos e que também são tomadas por jovens que poderiam ser minhas filhas. Ainda temos a crença que somos responsáveis por tudo e que, se não agirmos assim, seremos consideradas incompetentes, frágeis, descontroladas… E aceitamos isso como se fosse verdade!

E como resposta, trabalhamos, incessantemente, e nos sentimos obrigadas a sermos perfeitas ou no mínimo, super eficientes (no conceito mais que batido de ser Mulher Maravilha).

Não é novidade que não somos heroínas e que não voamos. Mas também é certo que tudo isso nos preparou para sermos fortes e resilientes.

Então, vamos aproveitar isso pra potencializar nosso negócio !!!!

Sabemos como organizar uma lista, uma estratégia de trabalho, temos a liderança natural de um time, sabemos ser simpáticas, amorosas e ao mesmo tempo firmes.

Conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, então temos um grande material pra montar um excelente negócio.

Imaginem todas essas habilidades como insumo para a ação por exemplo, no marketing de relacionamento:

  1. Leveza
  2. Firmeza
  3. Organização
  4. Gosto por coisas boas
  5. Resiliência
  6. Capacidade de fazer coisas diversas
  7. Capacidade de falar olho no olho
  8. Credibilidade

Em contraponto a esse desafiador mundo dos negócios, mulheres são premiadas hoje por suas habilidades e resultados super eficientes, como por exemplo as lideres homenageadas pelo Women To Watch Brasil, que reconhece anualmente a força e vitória do trabalho feminino. Ano passado foram homenageadas mulheres brasileiras como Danielle Bibas da Avon, Monica de Carvalho da Google, Debora Nitta, do Facebook, entre outras.

Fiquei imaginando o que elas tinham em comum e por esta curiosidade busquei ler sobre algumas delas e vi que muitos dos itens citados acima estão presentes em suas trajetórias.

Olhando o universo do MMN, poderia citar mulheres que conheço de perto, líderes da Worldventures, que mudaram para muito melhor as suas histórias e a de muitas outras pessoas pela fé em si mesmas e no negócio que abraçaram.

Há nos cargos mais altos, mulheres que originalmente eram atrizes, terapeutas holísticas, nutricionistas entre outras profissões que, a priori, poderíamos pensar não ser as que trariam habilidades ideais para que se tornassem grandes líderes e tivessem os resultados impressionantes no mundo dos negócios que elas têm. Mas a certeza de que poderiam conquistar e a ciência de que qualquer negócio no mundo depende da decisão de fazer e fazer o melhor possível, fez com que se dedicassem tanto que chegaram onde queriam. A mesma empresa tem histórias de mulheres que venceram, e que saíram do nada, sem dinheiro algum e sem oportunidades no mercado tradicional de trabalho, cenário que hoje em dia faria muitas pessoas desistirem por não acreditarem que seria possível.

Ser e fazer é a combinação perfeita, não basta um deles. É importante que a sua escolha profissional saia de dentro do seu coração, brote em flor pelos seus olhos e transmita seu perfume pra quem passar por perto. A fé em sua capacidade,  a certeza de seguir no rumo de seus maiores objetivos e a visualização de poder atender ao seu propósito de vida podem fazer de você uma campeã no mundo do empreendedorismo.

Somos cheias de valores, capacidades e ainda por cima, dotadas de charme e sensibilidade. Portanto, viaje no seu interior e permita-se! Descubra o tamanho de suas asas, escolha direção e voe, um voo firme, leve, prazeroso e seguro. E não se esqueça: há quem já faça isso muito bem. Se não souber como bater as asas, modele as grandes aves, aprenda com quem pratica o voo das águias !!!

(Cassia Portugal é Representante Senior da Worldventures, Master Coach Integral Sistêmica, Analista Comportamental CIS Assessment, Palestrante, Cantora e Compositora).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>